Costumo lançar sempre a mesma questão aos empresários com quem me cruzo:
“Tudo o que fazemos, seja a nível pessoal ou profissional, deve ter um propósito, uma meta ou um objetivo. Não desejas ter ao teu lado os melhores colaboradores e clientes do mundo?”
O propósito de um negócio é a base que desenvolve e dá valor à marca e à empresa, posicionando-a na mente dos seus consumidores e criando envolvimento emocional. Quando bem definido, esse propósito não só motiva colaboradores e fideliza clientes, como também defende a missão, a visão e os valores da organização.
Nos últimos anos, assistimos a um crescimento da Cultura do Propósito nas Organizações, um fator decisivo para o crescimento sustentável, sobretudo em contextos mais desafiantes. Esta cultura visa conquistar um espaço único na mente dos consumidores e fortalecer a identidade empresarial.
Mais do que uma tendência, esta cultura é já parte integrante da estratégia de qualquer empresa que queira manter-se relevante. Quando a missão, a visão e os valores são bem definidos, reunindo os pensamentos, sentimentos e ações de toda a estrutura organizacional, o ambiente torna-se mais coeso, empreendedor e colaborativo. Todos sabem para onde caminhar, qual o objetivo comum e como o alcançar. É como um jogo de xadrez — cada peça, na sua posição certa, contribui para a vitória no tabuleiro competitivo do mercado.
Para alcançar esse nível de excelência, é fundamental uma comunicação transparente e um ambiente de trabalho onde administração, diretores e colaboradores partilhem os mesmos princípios e objetivos. Só assim é possível alcançar resultados de alta performance, cumprir metas e tornar-se a primeira escolha dos clientes no seu nicho.
Este compromisso diário não só se torna um fator diferenciador, como é, cada vez mais, uma promessa de valor que os clientes reconhecem e valorizam. E a verdade é que poucas empresas vivem verdadeiramente esta cultura.
As grandes referências mundiais como a Google, Apple ou Microsoft construíram grande parte do seu sucesso com base nesta cultura organizacional. São empresas modernas, transparentes e consistentes na sua missão, visão e valores, envolvendo não só os colaboradores, mas também os clientes, parceiros e comunidade.
Por isso, se queremos conquistar o nosso espaço num mercado exigente e competitivo, temos de trabalhar unidos, na mesma direção, alinhados por um propósito claro.
Porque juntos, somos sempre mais fortes.
Liz Silva


